História da Comunidade Nossa Senhora da Guia(Socavão)
​ 
Conforme informações obtidas com alguns dos moradores mais antigos da comunidade, a Capela foi construída aproximadamente a 200 anos, pelos descendentes do casal Brígido da Silva Lara, que foram donos das terras da Fazenda Socavão. O cemitério teria sido cercado alguns anos depois e registrado pelo Padre Damasco José Correia, vigário da Paróquia de Castro.
   A Capela construída pela primeira vez em madeira no mesmo lugar que se encontra hoje. Ainda na memória de nossos informantes nos relatam que não se tinha muito zelo pela Capela, visto que a Capela que permanecia aberta era ocupada muitas vezes por cabritos que eram criados soltos pelos moradores da região.
   Morou na comunidade nesses tempos passados uma senhora de cor negra(teria sido escrava)conhecida por "vovó Mariana"
  Embora não saibamos ao certo o motivo da escolha da Padroeira diz-se que vovó Mariana trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Guia com a coroa de ouro para a Capela que teria ajudado a construir. Mas tarde Vovó Mariana teria trazido ainda um Cálice com a coroa de ouro para a Capela, que segundo relatos teria sido substituído por um Cálice de latão, pelo então padre Estevão(de origem polonesa)que atendia a comunidade na época.
  O Apostolado de Oração teve início na comunidade aos 07 de Março de 1986 com18 pessoas com as orientações do Pe. Vicente Ribeiro.
  As festas da Igreja eram realizadas antigamente nos dias 15 de Janeiro em louvor a Nossa Senhora da Guia e 16 de Janeiro de Nosso Senhor do Divino. Como as datas podiam cair no meio de semana, as festas duravam  semana toda. E provavelmente por esse motivo, muitos fazendeiros da região construíram barracas em volta da capela onde acampavam durantes os festejos, além de patrocinarem os alimentos ofereciam para o povo churrasco e comidas cozidas.
   Foram empossados os primeiros ministros extraordinários da comunhão e também passou a permanecer na comunidade o Santíssimo Sacramento em 20 de Agosto de 1989.
   A comunidade fica a 43km da Paróquia.