História da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
    Quando Castro ainda era chamada a Vila Nova de Castro,em1789,decidiu-se construir uma Igreja que seria chamada Igreja do Rosário, mais ou menos onde hoje está localizado o Posto Lambari, na Praça João Gualberto, no centro da cidade.
    Só foi concluída depois de 1820 e foi matriz interina até que a reforma da matriz Sant´Ana ficasse pronta.
    Em 1856,quando foram transferido de volta os paramentos à Matriz Sant´Ana, a Igreja do Rosário ficou sem cuidados necessários e acabou se deteriorando. Por isso, em 1937,foi demolida juntamente com o Theatro República cujo prédio também estava condenado.
   Com o material proveniente da demolição do Theatro e trinta por cento do valor apurado com a venda dos lotes, decidiu-se construir a nova Igreja do Rosário, na Vila Rio Branco, bairro cujo contingente populacional aumentava aceleradamente.
   Aos nove dias de Julho de 1939,foi lançada a pedra fundamental da construção da nova Igreja.
   Empenharam-se na construção o Pároco da Matriz Sant´Ana Pe. Ladislau Maybuck e, a partir de 1943,o Pe. Nicolau Baltasar Przybycien.
   Durante oito anos foram realizados vários festejos e campanhas para angariar fundos para a construção. E, aos 26 dias de outubro de 1947,foi inaugurada a Igreja Nossa Senhora do Rosário ,com Missa presidida pelo Dom Antônio Mazarotto, que confiou a direção da igreja ao Pe. Tarcísio Ranhola da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que em 1951,alugou o Seminário para a Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, transferindo os cuidados da Igreja ao Pe. Vidal Bernini.
   No dia 29 de janeiro de 1967,tornou-se Paróquia o Bispo Dom Geraldo Pellanda confio-a ao Padre Celso Lidonis, da Congregação dos Religiosos de Sion, tendo como cooperador o Pe. Inácio Piva. Nos anos seguinte a Paróquia foi sendo aos poucos melhor estruturada, com a construção do pavilhão de Assistência Social, aquisição de veículo e instrumentos musicais. O trabalho espiritual se fortaleceu com a formação de movimentos e a catequese.
  Durante o período em que o Pe. Vanslei da Silva foi pároco (nos anos de 1999 a 2006)foi realizada a última reforma e ampliação da Igreja, obra necessária devido aos vários anos de uso, ao crescimento da população e ao comportamento estrutural de alguns pontos da Igreja, comprovado inclusive por laudo técnico.
 
Horário de Missas:Quarta-Feira: 19h30                            
                                 1º Sexta-Feira do mês: 15h00
                                  Sábado: 18h00
                                  Domingo: 08h00
                                                    10h00
                                                    19h00